Publicidade
Jornalismo

Histórias de superação ajudam mulheres a vencer desafios

O esporte e a inclusão social; da faxina ao diploma e vítimas de violência que deram a volta por cima

Imagem da noticia Histórias de superação ajudam mulheres a vencer desafios
abuso sexual, feminicídio, projeto vida corrida, da faxina ao diploma
• Atualizado em
Publicidade
No mês de março, o SBT News incorpora o acervo de mini documentários feitos no projeto SBT Mulher, uma parceria realizada com o Facebook. O jornalismo do SBT percorreu o país para encontrar mais de 330 protagonistas com histórias motivadoras e representativas da mulher brasileira. Ao longo do mês, o site vai relembrar três dessas histórias diariamente.

Superação

Conheça a história de três mulheres que mesmo diante das dificuldades deram a volta por cima: após ser adotada a família prendeu a menina em uma oficina de costura e hoje ela ajuda mais de 400 pessoas, a auxiliar de serviços gerais que se formou em Direito e uma vítima de assédio que criou uma ONG para ajudar mulheres.

Esporte que muda vidas

Neide Santos teve a infância roubada e viveu presa dos 6 aos 12 anos em uma oficina de costura. Hoje, através do esporte, ela ajuda mais de 400 pessoas com o Projeto Vida Corrida. Por meio da atividade física, a esportista promove a inclusão social, a autoestima e a qualidade de vida dos moradores do Capão Redondo, em São Paulo. Com a pandemia, o projeto precisou parar por um tempo mas continuou ajudando as famílias que precisam com doação de cestas básicas. Exibido em 16/03/2020:
 

Da faxina para o diploma de bacharel em direito
 
 Aos 60 anos, Leana conquistou o diploma de bacharel em Direito após entrar na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande como auxiliar de serviços gerais. A história dela começa quando limpava o local e se deparou com uma aula sobre direito de família escrita no quadro de uma das salas. Por causa da pandemia, ela está trabalhando em modelo home office, cursando Pós-Graduação em Direito da Família e fazendo estágio na Defensoria Pública. Exibido em 10/6/2020:
 
 
A luta contra o feminicídio
 
Mais de 50% dos assassinatos de mulheres no Brasil são por arma de fogo. Cristiane Lemos Gomes sobreviveu a uma tentativa de feminicídio. Ela levou um tiro do marido dentro de casa. Neide Abate, foi assediada na infância, e criou uma ONG para dar apoio às mulheres. Juntas, elas mostram que é possível dar a volta por cima e superar até as mais difíceis barreiras. Em 2020, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. Exibido em 08/01/2020:
 

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade