Farmacêutica britânica testa medicamento para prevenir e tratar Covid-19
No Reino Unido, mais de 40 voluntários participam dos testes para analisar a segurança e a reação do medicamento no organismo
A farmacêutica AstraZeneca iniciou testes clínicos de um novo medicamento para prevenir e tratar o coronavírus, conforme divulgou a própria empresa nesta terça-feira (25). A empresa desenvolve uma possível vacina contra o vírus em parceria com a Universidade de Oxford.
Em nota, o laboratório explicou que o remédio, conhecido como AZD7442, é uma combinação de dois anticorpos monoclonais (anticorpos idênticos). 48 voluntários entre 18 e 55 anos no Reino Unido participam da análise. O objetivo é determinar a segurança e a reação desse medicamento no organismo.
Para Mene Pangalos, vice-presidente da área de pesquisas da AstraZeneca, "o teste é um passo importante no desenvolvimento de uma combinação de anticorpos para o tratamento da Covid-19".
Caso a eficácia seja comprovada, os testes seguirão para as próximas fases.
Vacina
A imunização desenvolvida pela empresa, em parceria com a Universidade de Oxford, oferece nível duplo de proteção buscado pelos cientistas.
Além dos anticorpos, os voluntários desenvolveram linfócitos T, "células assassinas" capaz de eliminar a doença do organismo.