Publicidade
Jornalismo

Primeiro-ministro critica colegas que incentivam fim do isolamento

Giuseppe Conte comemora números positivos e projeta volta paulatina à rotina, mas chama de "ilegítimas" decisões de governadores italianos

Imagem da noticia Primeiro-ministro critica colegas que incentivam fim do isolamento
Primeiro-ministro critica colegas que incentivam fim do isolamento
• Atualizado em
Publicidade
Nesta quinta-feira (30), o primeiro-ministro da Itália foi ao Parlamento e criticou os governadores que deram sinal verde para o desconfinamento antes do prazo estabelecido, no dia 4 de maio. Giuseppe Conte chamou tais decisões de "ilegítimas" e se mostrou preocupado com uma reabertura imediata de alguns locais. "Passar de fechamento total para reabertura total seria um risco que comprometeria irreversivelmente todos os nossos esforços", garantiu.

A declaração é uma espécie de resposta ao modo como algumas regiões vêm tratando o fim gradativo do distanciamento social. Na Calábria e em Veneto, bares, restaurantes e algumas acomodações rurais e lojas de departamentos abriram suas portas antes do acordado, alegando pressões econômicas. Nos últimos dias, os italianos celebram números positivos na luta contra a pandemia, com a redução do número de mortes e o dobro de curados.

Na próxima semana, aproximadamente 4 milhões de italianos retornam ao trabalho, mas isso não significa que as regras de distanciamento serão colocadas de lado. O objetivo é fazer com que a rotina seja retomada aos poucos. Na segunda-feira, Conte anunciou um calendário para a retomada das atividades. Oficialmente, os primeiros locais a receberem público serão os parques e as indústrias de construção e transformação, desde que respeite os critérios de segurança. Times de futebol também estão liberados. 

"Ainda estamos no meio de uma pandemia, os cidadãos devem saber disso", lembrou.
 

Giuseppe Conte não aliviou para governadores italianos - Crédito: The European Gazzette 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade