Publicidade
Jornalismo

Celulares da marca chinesa Xiaomi são alvos de contrabando no Brasil

No primeiro semestre do ano, foram vendidos dois milhões de aparelhos ilegais da marca , um aumento de 500% em relação ao ano passado

Imagem da noticia Celulares da marca chinesa Xiaomi são alvos de contrabando no Brasil
Celulares da marca chinesa Xiaomi são alvos de contrabando no Brasil
• Atualizado em
Publicidade

Com tecnologia avançada, câmeras digitais de alta definição e preço acessível, celulares da marca Xiaomi são os mais buscados pelo consumidor brasileiro no mercado paralelo, segundo pesquisa mais recente de consultoria na área de tecnologia.

A tributação de 15% de impostos no valor do produto faz com que os consumidores queiram burlar os altos valores, o que levou varejistas do mercado ilegal a trazem produtos com preço menor, provenientes do Paraguai, que não contam com a certificação da Anatel. No primeiro semestre de 2018, foram vendidos no Brasil mais de 300 mil aparelhos ilegais da marca chinesa, já este ano, no mesmo período, houve um aumento de 500%, com mais de 2 milhões de aparelhos vendidos.


O consumidor que comprar aparelhos celulares sem certificação da Anatel corre o risco de ter o seu celular bloqueado em projeto promovido desde o ano passado pela agência reguladora, o "celular legal", que já inutilizou 980 mil aparelhos no país. O estado de São Paulo registrou o maior número de bloqueios, 25 mil até agosto deste ano.

 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade