Arábia Saudita afirma envolvimento do Irã em bombardeio de refinaria
O governo da Arábia Saudita apresentou armas supostamente usadas no ataque às instalações de petróleo e acusou o Irã de estar envolvido
SBT News
O porta-voz do Ministério da Defesa da Arábia Saudita levou para um pronunciamento destroços de drones e misseis, que supostamente teriam sido utilizados no ataque às refinarias de petróleo que ocorreram no último sábado (14). Para ele, os objetos são prova de que o Irã é responsável pelo ataque.
O Irã nega qualquer envolvimento, e o ministro da defesa do país declarou que "está claro que esse assunto tem a ver com o conflito entre Arábia Saudita e o Iêmen". Já o presidente do país, Hassan Rouhani, questionou em tom de ironia "Por que todos estão tão enfurecidos?" se os iemenitas não atingiram nenhum hospital.
Além de aumentar o preço do barril de petróleo, o bombardeio à refinaria também provocou movimentações políticas. Mike Pompeo, Secretário de Estado americano, foi para a Arábia Saudita para definir detalhes de um acordo para proteção militar e marítima do país atacado.
O presidente americano, Donald Trump, anunciou novas sanções econômicas contra o Irã, e deu instruções para que o Secretário do Tesouro suba substancialmente as punições contra os iranianos.
Os Estados Unidos vêm aplicando restrições econômicas, desde que abandonaram o acordo com o Irã, para evitar o aparelhamento nuclear do país do Oriente Médio.