Baleia jubarte é achada morta em área de mata no Pará
Animal é um filhote de oito metros de comprimento e não apresentou ferimentos. Veterinários investigam a causa da morte
SBT News
Uma baleia da espécie jubarte foi achada morta nesta última sexta-feira (22) em uma aréa de mata no litoral do Pará. O bicho estava cerca de 15 metros distante do mar, causando espanto entre os moradores da região.
De acordo com um pescador, animal ficou preso na praia e foi empurrado para o local pela maré. A baleia é um filhote macho com cerca de 8 metros de comprimento.
Veterinários do instituto Bicho D'água não encontraram ferimentos no espécime e coletaram amostras para descobrir o que causou sua morte. Na sua página oficial no Facebook, a organização publicou fotos da baleia e explicou que o caso não é impossível de ocorrer.
"A baleia jubarte encalhada em Soure, ilha de Marajó, era um filhote de cerca de um ano de idade. A carcaça foi encontrada a cerca de 15 metros da praia, e devido às macromarés comuns na Costa Norte do Brasil, é totalmente compreensível que uma carcaça vá parar dentro do manguezal", diz a publicação.
Baleias jubarte possuem rotas de migração entre a Antártida até Abrolhos, na Bahia, onde se alimentam. Acredita-se que o animal tenha sido pego por uma corrente forte e não conseguiu se livrar dela.
A secretaria da cidade de Soure demonstrou interesse em ficar com o esqueleto da baleia. A ideia é deixá-lo exposto no museu do município.