PL disputará 23 cidades no segundo turno, sendo 9 capitais; PT concorre em 13 municípios, 4 são capitais
No primeiro turno, PL reelegeu dois prefeitos, em Maceió (AL) e Rio Branco (AC); Já o PT não conseguiu emplacar candidatos em capitais
O Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguiu emplacar dois prefeitos reeleitos nas capitais, em primeiro turno, neste domingo (06) de votações pelo Brasil. Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula, não elegeu prefeitos neste primeiro domingo de votações.
O PL reelegeu o prefeito João Henrique Caldas (JHC), em Maceió (AL), com 83,5% dos votos. Tião Bocalom, também foi reeleito para um novo mandato em Rio Branco (AC), com 54,82% dos votos. O partido tinha, ao todo, 14 candidatos concorrendo nas capitais. O PT, por sua vez, tinha 13, que não foram eleitos em primeiro turno.
+ PSD de Kassab faz maior "bancada de prefeitos" no 1º turno, com 878 eleitos
Para disputa em segundo turno, o Partido Liberal (PL), partido de Bolsonaro, estará em 23 disputas. Sendo 9 capitais:
- Belo Horizonte (MG)
- Goiânia (GO)
- Cuiabá (MT)
- João Pessoa (PB)
- Aracaju (SE)
- Manaus (AM)
- Fortaleza (CE)
- Belém (PA)
- Palmas (TO)
O Partido dos Trabalhadores (PT), partido de Lula, disputará 13 prefeituras no 2º turno. Sendo 4 capitais:
- Cuiabá (MT
- Fortaleza (CE)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
Em Cuiabá (MT) e em Fortaleza (CE), a concorrência pela prefeitura será feita de maneira direta entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Liberal. Na capital mato-grossense, o 2º turno será disputado entre Abílio Brunini (PL), que obteve 39,61%, e Lúdio Cabral (PT), que recebeu 28,31% no primeiro turno. Já na capital cearense o embate é entre André Fernandes (PL), com 40,20%, e Evandro Leitão (PT), que recebeu 34,33% neste domingo (6) .
+ Thammy, Frota e Cabeção: veja os famosos eleitos e não eleitos nas eleições de 2024
Em primeiro turno, o PT conquistou 237 prefeituras, fortalecendo a legenda no âmbito municipal. Em 2020, a legenda conseguiu eleger 179 prefeitos e prefeitas. Já o PL, encerrou o 1º turno deste ano com 496 prefeituras, enquanto na última eleição municipal o partido conseguiu 351 administrações em primeiro turno.