Publicidade
Jornalismo

Rússia suspende acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro

Iniciativa foi firmada em julho de 2022 e visa abastecer países dependentes dos grãos ucranianos

Imagem da noticia Rússia suspende acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro
Em meados de março, a Rússia concordou em prorrogar o acordo, mas apenas por 60 dias | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

A Rússia anunciou, nesta 2ª feira (17.jul), a suspensão do acordo que permitia a exportação de grãos por meio no Mar Negro. A decisão foi anunciada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que afirmou que o país só retomará o acordo quando tiver as exigências atendidas. Entre elas está a suspensão de algumas das sanções impostas pelo Ocidente.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Quando a parte do acordo do Mar Negro relacionada com a Rússia for implementada, a Rússia regressará imediatamente à implementação do acordo", disse Peskov.

O acordo de cereais foi aprovado no ano passado, com auxílio da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Turquia. O principal objetivo é reduzir o custo global de alimentos e abastecer países africanos - fortes dependentes dos grãos ucranianos. Os envios devem ser feitos por meio de um corredor humanitário estabelecido no Mar Negro.

Em meados de março, a Rússia concordou em prorrogar o acordo, mas apenas por 60 dias. O Kremlin alega que as sanções impostas contra Moscou pelo Ocidente estão impactando as exportações agrícolas, uma vez que as isenções das restrições para alimentos e fertilizantes não estão funcionando como deveriam.

+ Putin ameaça lançar mais bombas de fragmentação se Ucrânia usar armamento

Tal afirmação foi negada pelo governo dos Estados Unidos. Em pronunciamento, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, afirmou que os produtos acordados na Iniciativa do Mar Negro não estão sancionais e que não está entendo o porquê de Moscou estar "dando desculpas" para não estender o acordo "tão essencial ao mundo".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade