Macron promete mais ajuda militar à Ucrânia durante encontro com Zelensky
Líderes se reuniram em Paris e também debateram próximos passos para adesão de Kiev à Otan
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu, no domingo (14.mai), com o presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris. No encontro, foi dada atenção prioritária à questão da ajuda militar, uma vez que Kiev está se preparando para lançar uma nova contraofensiva e libertar os territórios ocupados por russos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, o gabinete de Macron informou que a França irá fornecer dezenas de tanques de guerra e outros veículos blindados à Ucrânia, além de novos sistemas de defesa aérea. Pelas redes sociais, Zelensky agradeceu o apoio e afirmou que a as capacidades defensivas do país estão aumentando, bem como a ligação com a Europa.
Na reunião, os líderes ainda debateram possíveis negociações de paz e os próximos passos para a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo Zelensky, o governo está esperando por decisões políticas específicas da cúpula da aliança militar, já que atualmente está sob guerra com a Rússia.
+ Suécia segue França e pede que UE rotule grupo russo Wagner como terrorista
"Esperamos decisões concretas da Aliança em relação a um algoritmo claro do movimento da Ucrânia em direção à adesão à Otan e em relação à garantia da segurança de nosso país no período anterior à adesão", disse o presidente ucraniano.