Zelensky briga por domínio e diz que usina de Zaporizhzhia é da Ucrânia
Infraestrutura foi reivindicada pela Rússia após anexação de cidades

Camila Stucaluc
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a comentar sobre o domínio da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul do país. Em declaração na 5ª feira (6.out), o líder afirmou que a tentativa do presidente russo, Vladimir Putin, de reivindicar a infraestrutura como propriedade federal é "estúpida" e coloca em risco a segurança nuclear.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Qualquer decisão do atual chefe da Rússia sobre a estação Zaporizhzhia e qualquer tentativa da Rússia de transferir a estação para sua suposta propriedade são inúteis e, francamente falando, estúpidas. Apenas especialistas ucranianos podem garantir que não haverá incidentes de radiação na estação Zaporizhzhia", disse Zelensky.
O chefe de Estado afirmou ainda que a comunidade internacional entrará em contato apenas com a Ucrânia para dialogar sobre a usina nuclear. Isso porque, segundo ele, a infraestrutura "foi, é e sempre será" propriedade ucraniana, mesmo em meio à ocupação russa. Atualmente, 500 soldados de Moscou encontram-se no local.
A declaração de Zelensky acontece um dia após Putin assinar um decreto que torna a usina, a maior da Europa, como propriedade russa. Isso porque, no mesmo dia, o presidente promulgou os tratados de anexação de quatro cidades ucranianas a Moscou, incluindo Zaporizhzhia, oficializando a incorporação de 18% do território vizinho.
+ Míssil russo atinge prédio em região ucraniana recém-anexada
"Sou grato pelo apoio de todos que lutam pelo retorno do controle ucraniano sobre a usina nuclear e por sua completa desmilitarização", disse Zelensky, acrescentando que falou por telefone com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, que também reconheceu a infraestrutura como propriedade da Ucrânia.