Chances de acordo de paz são mínimas, diz Guterres sobre guerra na Ucrânia
Chefe da ONU conversou por telefone com Putin e afirmou que continua insistindo no diálogo
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que, no momento, as chances de um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia são mínimas. A declaração aconteceu após telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin, na noite de 4ª feira (14.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Seria ingênuo pensar que estamos perto. Meus bons escritórios estão prontos, mas não tenho ilusões de que, no momento, as chances de um acordo de paz são mínimas. Então, obviamente, eu vou com meus contatos com ambos os lados e espero que um dia, seja possível passar para um nível mais alto de discussão", disse Guterres.
Outros assuntos também foram discutidos com o líder russo, como a expansão do acordo de exportações no Mar Negro. Segundo o diplomata, é preciso que haja um maior envio de fertilizantes e grãos para conter uma possível crise de mercado, sobretudo em países em extrema necessidade de produção agrícola.
+ Zelensky sofre acidente de carro após visitar campo de batalha na Ucrânia
A conversa contou ainda com o tópico de prisioneiros de guerra e também da Missão de Descoberta de Fatos da ONU, que está investigando um incidente na cidade ucraniana de Olenivka, em 29 de julho, que levou à morte de 53 prisioneiros de guerra ucranianos. A segurança da usina nuclear de Zaporizhzhia também foi abordada por Guterres.