Putin e premiê de Israel discutem conflito na Ucrânia em telefonema
Segundo o Kremlin, assunto da ligação seria a "operação especial militar para proteger Donbass"
SBT News
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou nesta 4ª feira (2.mar), por telefone, com o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, sobre os conflitos na Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A agência de notícias russa TASS diz que, segundo comunicado oficial enviado pelo Kremlin à imprensa, a ligação teria servido para que Putin "esclarecesse a posição de Moscou" com relação à incursão militar em território ucraniano. O líder russo também teria reforçado ao premiê israelense suas condições para um cessar-fogo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
"Vladimir Putin esclareceu as prerrogativas da Rússia para a resolução do conflito, incluindo a necessidade de levar em conta os interesses de segurança da Rússia: desmilitarizar e desnazificar o Estado ucraniano, e garantir seu status neutro e não nuclear, bem como reconhecer a soberania da Rússia sobre a Crimeia e a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk", afirma o governo russo na nota, de acordo com a TASS.
O texto também menciona a "discussão da operação especial militar" para proteção de Donbass, região localizada no sudeste da Ucrânia, que está no epicentro da crise diplomático entre os dois países. Dominado por grupos separatistas pró-Rússia, o território inclui Donetsk e Lugansk, que teriam servido de estopim para a invasão russa.
Vladimir Putin discussed the special military operation to protect Donbass with Prime Minister of Israel Naftali Bennett https://t.co/YFzKQ7QfqF
? President of Russia (@KremlinRussia_E) March 2, 2022
"As partes continuaram a discutir a situação em torno da operação militar especial da Rússia para proteger o Donbass. Naftali Bennett compartilhou algumas de suas opiniões sobre o assunto, com base em seus contatos recentes com líderes de vários países", conclui o comunicado. Esse tópico da conversa já havia sido divulgado pelo próprio Kremlin, nos perfis oficiais do governo russo.
Negociações para o cessar-fogo não avançam
A segunda etapa das negociações para um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, que estavam previstos para acontecer nesta 4ª feira, foram adiados e só devem acontecer nesta 5ª feira (03.mar). O primeiro dia de conversas entre as duas nações terminou sem acordo, depois que representantes russos e ucranianos discordaram dos termos impostos por cada um dos lados.
+ Diário da Guerra 7: siga as últimas informações sobre o ataque à Ucrânia
O conflito militar, por sua vez, que já chega ao seu 8º dia, se intensifica ainda mais em direção à capital ucraniana Kiev. Ainda na noite desta 4ª, o prefeito de Kherson, cidade do sul da Ucrânia, que tem cerca de 300 mil habitantes e é considerada estratégica pelos seus acessos portuários, confirmou a completa ocupação russa, que agora controla a região.
Leita também:
+ Tribunal de Haia abre investigação sobre crimes cometidos pela Rússia