Publicidade
Jornalismo

"Não estamos em guerra contra a Rússia", diz Macron sobre conflito

Presidente da França diz que terá contato com Putin, assim como faz com presidente ucraniano

Imagem da noticia "Não estamos em guerra contra a Rússia", diz Macron sobre conflito
emmanuel macron
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta 4ª feira (2.mar), que não está em guerra contra a Rússia."Se eu troco informações com o presidente [ucraniano] Zelensky, eu também vou ficar em contato com Putin", anunciou. O líder francês também disse que o presidente da Rússia escolheu "sozinho essa guerra".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na visão de Macron, sanções contra a Rússia vão se intensificar. O que não significa uma guerra contra o país. "Nós não estamos em guerra contra a Rússia. Sabemos tudo que nos liga a esse povo europeu, que tanto sacrifício fez durante a Segunda Guerra Mundial para salvar a europa do abismo", disse.

O presidente reforçou que a França está ao lado de todos os russos, disse que o país não acredita na guerra e que lutará pela paz. As conversas com o líder russo, segundo Macron, tem a intenção de convencê-lo a renunciar as armas e ajudar nas conversações que estão em curso. 

"Uma guerra que vai trazer mudanças profundas nos próximos meses, várias centenas de refugiados vindos da ucrânia estão sendo e serão acolhidos no nosso continente", reiterou ele sobre as ações francesas. 

Além das consequências sociais, Macron citou as consequências econômicas: "Nosso crescimento vai ser afetado. O preço do petróleo está subindo, do gás e também das matérias primas.". 

O presidente francês sugeriu um novo modelo econômico baseado na independência e no progresso, para que não haja dependência do gás russo.  "Eu defenderei uma estratégia de dependência energética europeia", concluiu Macron.  

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade