Procurador de São Paulo é escolhido por Lewandowski para assumir Segurança Pública
Mário Sarrubbo, responsável pelo Ministério Público de São Paulo, já teria aceitado convite para assumir Secretaria Nacional de Segurança
Raphael Felice
O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, escolheu o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Segundo fontes ligadas a Lewandowski, Sarrubbo já teria aceitado o convite.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dois se reuniram na semana passada em São Paulo, onde foi feito um convite preliminar, oficializado nesta semana. Ao aceitar o comando da Senasp, Sarrubbo assumirá a área de maior desafio para Lewandowski, uma vez que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é criticado por poucos avanços na área da segurança pública.
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) é contra a recriação de um Ministério da Segurança Pública e aposta em Sarrubbo, considerado “linha-dura”, para comandar a secretaria que cuida dessa área.
Além de chefiar o Ministério Público de São Paulo (MPSP), ele também preside o Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) e foi subprocurador geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais.
Para assumir o novo cargo, Sarrubbo precisará sair do Ministério Público, onde atua desde 1989. A tendência é que ele se aposente do MP. Ele está na chefia do MP paulista desde 2020, quando foi indicado pelo então governador, João Doria, para concorrer ao cargo.
Em 2022, foi reconduzido ao cargo por Rodrigo Garcia para um mandato que termina em abril. Ele estava cotado para assumir uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Nesta quarta-feira, o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto aceitou o convite para assumir a secretaria-executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De extrema confiança do futuro ministro, Almeida Neto já foi o número dois de Lewandowski no STF e no Tribunal Superior Eleitoral.