Aliado de Flávio, Sabará diz que Tarcísio "dará palanque" ao senador "na hora certa"
Empresário se reuniu com governo de São Paulo após eleitores bolsonaristas cobrarem apoio mais enfático à candidatura presidencial


Camila Stucaluc
O empresário Filipe Sabará se encontrou na terça-feira (13) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para debater a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026. Segundo ele, Tarcísio prometeu fornecer, na “hora certa”, total apoio ao senador, conhecido como filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Articulador da candidatura de Flávio junto ao empresariado paulista, Sabará disse que pontuou a questão de os eleitores “bolsonaristas” estarem cobrando um apoio mais enfático de Tarcísio à candidatura de Flávio. Apesar de o governador já ter dito que o senador “pode contar com ele”, não fez declarações espontâneas de apoio e não compareceu a eventos ligados à pré-campanha.
Sabará afirmou que o apoio público de Tarcísio aparecerá “na hora certa”. “Tivemos uma excelente e cordial conversa de quase três horas, quando ele reiterou seu total apoio a Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Ele [Tarcísio] reiterou que mesmo já tendo oferecido apoio claro e explícito em entrevistas, dará sim total suporte e palanque necessário ao Flávio, na hora certa”, disse o empresário.
Na terça-feira (13), o SBT News publicou que Tarcísio deve esperar até a candidatura de Flávio se consolidar para declarar apoio oficialmente. Aliados do governador destacaram que o senador precisa fazer a própria base política e angariar apoio de partidos de centro, antes de cobrar Tarcísio por um posicionamento mais intenso.
Os integrantes do governo paulista pontuaram que a mesma reserva à candidatura de Flávio vem sendo adotada pelos partidos de centro, como PP, União e Republicanos, que ainda não se posicionaram. A previsão é que o cenário eleitoral comece a clarear a partir de março, quando o governador estará mais à vontade para assumir uma posição.
Cenário incerto
Para um dos aliados mais próximos de Tarcísio, Jair Bolsonaro ainda pode mudar de ideia em relação à pré-candidatura do filho. Ele destaca que Flávio tem grandes chances de perder contra Lula, com rejeição alta e acusações de ter desviado verba pública enquanto era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.
A última pesquisa Meio/Ideia, por exemplo, indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera disputa presidencial nas eleições de 2026 em todos os cenários de primeiro turno. O mandatário também venceria oponentes, incluindo Flávio, em projeções de segundo turno, com exceção do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.









