Lula retorna ao RS para acompanhar trabalhos de recuperação no Vale do Taquari
Presidente deve fazer novo anúncio de apoio financeiro e assinar medidas provisórias para ajudar estado
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, na manhã desta quinta-feira (6), ao Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos de recuperação no Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes do último mês. O líder estará acompanhado do governador Eduardo Leite (PSDB), que esteve em Brasília na quarta-feira (5).
+ 13 pessoas morreram de leptospirose nas chuvas do Rio Grande do Sul
No Vale do Taquari, Lula deve fazer um anúncio de apoio financeiro e assinar medidas provisórias. Posteriormente, o presidente visitará o bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no qual 650 moradias foram destruídas. Na sequência, ele irá ao município de Arroio do Meio, onde visitará a cozinha solidária do Movimento de Atingidos por Barragens.
Esta é a quarta visita de Lula ao estado gaúcho após as fortes chuvas que assolaram a região. Segundo último balanço da Defesa Civil, 476 municípios sofreram inundações, afetando mais de 2,3 milhões de pessoas. Os óbitos confirmados chegam a 172, enquanto 44 moradores seguem desaparecidos.
Em Brasília, Leite apresentou um ofício com dois pedidos urgentes do Rio Grande do Sul. São eles: criação de um programa emergencial para manutenção de empregos e renda e a recomposição das perdas do Estado e dos municípios. Ele também fez sugestões em relação ao marco legal da calamidade climática, aprovado pelo Congresso.
“Estamos falando de algo entre R$ 6 bilhões e R$ 10 bilhões até o final deste ano. Temos dialogado e trabalhado em conjunto com a União e os municípios para dar a resposta que o povo gaúcho merece. Confiamos que essas demandas, cruciais para população, deverão receber a devida atenção do governo e do Congresso”, afirmou Leite.