Publicidade
Governo

Lula retorna ao RS para acompanhar trabalhos de recuperação no Vale do Taquari

Presidente deve fazer novo anúncio de apoio financeiro e assinar medidas provisórias para ajudar estado

Imagem da noticia Lula retorna ao RS para acompanhar trabalhos de recuperação no Vale do Taquari
Presidente Lula ao lado do governador do RS, Eduardo Leite | Ricardo Stuckert
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, na manhã desta quinta-feira (6), ao Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos de recuperação no Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes do último mês. O líder estará acompanhado do governador Eduardo Leite (PSDB), que esteve em Brasília na quarta-feira (5).

+ 13 pessoas morreram de leptospirose nas chuvas do Rio Grande do Sul

No Vale do Taquari, Lula deve fazer um anúncio de apoio financeiro e assinar medidas provisórias. Posteriormente, o presidente visitará o bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no qual 650 moradias foram destruídas. Na sequência, ele irá ao município de Arroio do Meio, onde visitará a cozinha solidária do Movimento de Atingidos por Barragens.

Esta é a quarta visita de Lula ao estado gaúcho após as fortes chuvas que assolaram a região. Segundo último balanço da Defesa Civil, 476 municípios sofreram inundações, afetando mais de 2,3 milhões de pessoas. Os óbitos confirmados chegam a 172, enquanto 44 moradores seguem desaparecidos.

Em Brasília, Leite apresentou um ofício com dois pedidos urgentes do Rio Grande do Sul. São eles: criação de um programa emergencial para manutenção de empregos e renda e a recomposição das perdas do Estado e dos municípios. Ele também fez sugestões em relação ao marco legal da calamidade climática, aprovado pelo Congresso.

“Estamos falando de algo entre R$ 6 bilhões e R$ 10 bilhões até o final deste ano. Temos dialogado e trabalhado em conjunto com a União e os municípios para dar a resposta que o povo gaúcho merece. Confiamos que essas demandas, cruciais para população, deverão receber a devida atenção do governo e do Congresso”, afirmou Leite.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade