Governo Lula vai pagar para alunos do terceiro ano fazerem o Enem, diz ministro
A ação será realizada para reduzir a ausência dos estudantes na prova; abstenção foi de 32% no segundo dia do exame em 2023
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo Lula vai pagar um auxílio financeiro para que os alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio façam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
+ Leia as últimas notícias de política no SBT News
O incentivo constará no programa Pé-de-Meia, que deve ser lançado na tarde desta terça-feira (16) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida vai conceder uma poupança a estudantes de baixa renda do ensino médio e terá um adicional para fazer o Enem.
"O programa, posso adiantar aqui, terá também o incentivo para quem fizer o Enem. Então isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do ensino médio, mas no último ano, no terceiro, ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem", afirmou o ministro.
A ação foi anunciada durante a coletiva de resultados da prova em 2023 como forma de reduzir o percentual de ausência no Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a abstenção dos estudantes foi de 28,1% e 32% no primeiro e segundo dia do exame, respectivamente.