Enel terá 60 dias para explicar falhas por apagão em São Paulo
Resultado da análise poderá levar ao rompimento do contrato com concessionária; novo plano será traçado nesta segunda-feira (14)
L
M
Lis Cappi, Murillo Otavio
14/10/2024, 01:31 • Atualizado em 14/10/2024, 02:01
compartilhar
Passados dois dias, milhares de pessoas em São Paulo seguem sem luz |Paulo Pinto/Agência Brasil
Diante da resposta insuficiente à falta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu explicações à concessionária Enel sobre a falha na distribuição de energia e as medidas para restabelecer o serviço na região metropolitana de São Paulo.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Segundo o diretor-geral da Aneel, a concessionária será intimada a prestar esclarecimentos em um período de 60 dias. Após o prazo, as justificativas serão avaliadas e, a depender da análise, o contrato de gerenciamento da energia poderá ser suspenso.
A decisão foi anunciada pelo diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, na noite deste domingo (13), e se dá com milhares de pessoas ainda sem energia elétrica. O apagão passa dos dois dias com 699 mil clientes sem luz em São Paulo.
"A retomada não está tão eficiente quanto esperávamos. Estamos apurando todas essas informações", disse Feitosa. A intimação incluirá um relatório detalhando falhas, e a Enel deverá se manifestar dentro do prazo regulamentar.
Feitosa destacou que ainda não há uma análise sobre o rompimento do contrato, ressaltando que há etapas a serem seguidas. Ele também citou o impacto das mudanças climáticas na transmissão de energia em São Paulo.
Prazo para retomada
Em outra frente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira deu um até esta segunda-feira (14) para que a Aneel tenha um plano de contingência para restabelecer a energia em São Paulo. Uma estratégia deverá ser apresentada e a retomada deve ainda contar com apoio de outras concessionárias.
Enel terá 60 dias para explicar falhas por apagão em São PauloResultado da análise poderá levar ao rompimento do contrato com concessionária; novo plano será traçado nesta segunda-feira (14)Governo2024-10-14T01:31:31.718ZDiante da resposta insuficiente à falta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu explicações à concessionária Enel sobre a falha na distribuição de energia e as medidas para restabelecer o serviço na região metropolitana de São Paulo. Segundo o diretor-geral da Aneel, a concessionária será intimada a prestar esclarecimentos em um período de 60 dias. Após o prazo, as justificativas serão avaliadas e, a depender da análise, o contrato de gerenciamento da energia poderá ser suspenso.
A decisão foi anunciada pelo diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, na noite deste domingo (13), e se dá com milhares de pessoas ainda sem energia elétrica. O apagão passa dos dois dias com 699 mil clientes sem luz em São Paulo. "A retomada não está tão eficiente quanto esperávamos. Estamos apurando todas essas informações", disse Feitosa. A intimação incluirá um relatório detalhando falhas, e a Enel deverá se manifestar dentro do prazo regulamentar. Feitosa destacou que ainda não há uma análise sobre o rompimento do contrato, ressaltando que há etapas a serem seguidas. Ele também citou o impacto das mudanças climáticas na transmissão de energia em São Paulo. Prazo para retomada Em outra frente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira deu um até esta segunda-feira (14) para que a Aneel tenha um plano de contingência para restabelecer a energia em São Paulo. Uma estratégia deverá ser apresentada e a retomada deve ainda contar com apoio de outras concessionárias. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/governo/enel-tera-60-dias-para-explicar-falhas-por-apagao-em-sao-paulo