Enel terá 60 dias para explicar falhas por apagão em São Paulo
Resultado da análise poderá levar ao rompimento do contrato com concessionária; novo plano será traçado nesta segunda-feira (14)
Diante da resposta insuficiente à falta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu explicações à concessionária Enel sobre a falha na distribuição de energia e as medidas para restabelecer o serviço na região metropolitana de São Paulo.
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Segundo o diretor-geral da Aneel, a concessionária será intimada a prestar esclarecimentos em um período de 60 dias. Após o prazo, as justificativas serão avaliadas e, a depender da análise, o contrato de gerenciamento da energia poderá ser suspenso. A decisão foi anunciada pelo diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, na noite deste domingo (13), e se dá com milhares de pessoas ainda sem energia elétrica. O apagão passa dos dois dias com 699 mil clientes sem luz em São Paulo.
"A retomada não está tão eficiente quanto esperávamos. Estamos apurando todas essas informações", disse Feitosa. A intimação incluirá um relatório detalhando falhas, e a Enel deverá se manifestar dentro do prazo regulamentar.
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Feitosa destacou que ainda não há uma análise sobre o rompimento do contrato, ressaltando que há etapas a serem seguidas. Ele também citou o impacto das mudanças climáticas na transmissão de energia em São Paulo.
Prazo para retomada
Em outra frente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira deu um até esta segunda-feira (14) para que a Aneel tenha um plano de contingência para restabelecer a energia em São Paulo. Uma estratégia deverá ser apresentada e a retomada deve ainda contar com apoio de outras concessionárias.