Em mensagem de fim de ano, Lula relembra "vitória" da democracia após ataque em 8/1 e defende união
Presidente destacou também realizações do Governo Federal em 2023
Guilherme Resck
Em mensagem de fim de ano em cadeia nacional de rádio e TV, na noite deste domingo (24.dez), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou realizações do Governo Federal em 2023, como o relançamento do Bolsa Família, disse que a democracia "saiu vitoriosa" após o ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro e defendeu que os brasileiros se unam.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias, colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos", falou Lula, se referindo aos atos golpistas em 8.jan.
"Felizmente a tentativa de golpe causou efeitos contrários, uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias, provocou a pronta reação da sociedade. E ao final daquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida".
Ainda de acordo com o presidente, porém, "falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares".
"Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país. Vamos combater a fake news, a desinformação e os discursos de ódio. Valorizar a verdade, o diálogo entre as pessoas. Que no ano que vem, sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido, mais fraterno, mais justo para todas as famílias".
"Plantar e reconstruir"
No início da mensagem, o presidente disse que 2023 "foi o tempo de plantar e de reconstruir". "Semeamos o terreno, lançamos as sementes, aguamos todos os dia. Cuidamos com todo o carinho do Brasil e do povo brasileiro. Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024", acrescentou, utilizando uma metáfora para falar da atuação do governo.
Na sequência, ele ressaltou que sua gestão trouxe de volta e fortaleceu, neste ano, políticas públicas que "mudaram" o país", como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e o Mais Médicos.
Lula aproveitou o pronunciamento ainda para dizer que milhões de brasileiros renegociaram suas dívídas com o Desenrola e que o governo investiu "onde era preciso investir, em parceria com estados e municípuos, sem perguntar qual o partido do governador ou do prefeito".
Destacou também a aprovação, em 2023, da taxação dos fundos exclusivos -- também conhecidos como dos "super-ricos" -- e da reforma tributária.
"Conseguimos um feito histórico. A aprovação da reforma tributária, algo que se tentava há 40 anos no Brasil".
Segundo Lula, a reforma "corrige uma injustiça: agora, quem ganha mais pagará mais imposto, e quem ganha menos pagará menos".
Posteriormente, o presidente afirmou que "o Brasil voltou a ter um governo de verdade". "Em 2024, vamos trabalhar fortemente para superar mais uma vez todas as espectativas", acrescentou.
Confira a íntegra do discurso clicando aqui.