Lula pede para Tarcísio falar em ato sobre financiamentos públicos e governador elogia PAC
Lula quebrou protocolo e pediu para Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e bolsonarista, discursar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta 3ª feira (12.dez), de um anúncio de financiamentos dos bancos públicos nos estados. Ao todo, Banco do Brasil (BB), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) vão disponibilizar R$ 56 bilhões para obras e outros investimentos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao ser anunciado para falar e encerrar o evento, Lula quebrou o protocolo e perguntou se "nenhum governador iria falar", e pediu para Tarcísio de Freitas ir ao púlpito para discursar. O governador de São Paulo iniciou a fala fazendo uma brincadeira com Lula e agradeceu aos investimentos e elogiou o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
"Acho que o presidente Lula me escolheu porque eu estou levando o maior cheque. Deve ser por isso", brincou. "Mas de fato, a gente fica muito satisfeito de ver esses projetos viabilizados. O PAC é um instrumento para isso. São projetos importantes para todos os estados que estão aqui presentes, para realização da COP (no Pará), para infraestrutura do Mato Grosso do Sul, o saneamento lá no Ceará", disse.
Tarcísio fez menção ao ministro da Casa Civil, Rui Costa - que discursou logo antes - ao concordar que os investimentos possibilitarão compra de material de construção, movimentando comércio, indústria e gerar uma série de empregos. O governador paulista afirmou ainda que por conta do empréstimo negociado com o BNDES, São Paulo poderá concluir um projeto antigo, o trem intercidades, para ligar Campinas a São Paulo.
"Quando a gente estava negociando este financiamento no BNDES, tive oportunidade de conversar com o presidente Mercadante da esperança que isso trazia, um projeto muito antigo e agora está sendo viabilizado. Estamos com leilão marcado para fevereiro e teremos o primeiro trem de média velocidade do Brasil fazendo ligação entre essas cidades e com certeza, isso estimula outras cidades a tomar o mesmo caminho", disse Tarcísio que afirmou que deverá bater novamente à porta do BNDES para iniciar outra obra semelhante, para ligar Sorocaba à São Paulo.
O governador de São Paulo é filiado ao Republicanos, foi ministro do governo Jair Bolsonaro e "bancado" pelo ex-presidente para concorrer ao cargo. No entanto, desde que Lula e Tarcísio assumiram seus respectivos cargos em 2023, eles trocaram acenos em alguns momentos.
"O país é do tamanho da nossa criatividade"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou logo após Tarcísio. O presidente afirmou que não importa o partido dos governadores, pois eles são representantes do mesmo povo que o elegeu. Lula disse que o Brasil vai surpreender em 2024 e desafiou as pessoas que acham que o país terá um resultado ruim na economia.
"Nós vamos surpreender em 2024. Nós temos bancos, empresários e disposição para fazer este país crescer. O país será do tamanho da nossa criatividade [...]. Quem estiver apostando que esse país vai ter decréscimo muito grande, eu quero que esteja aqui em dezembro do ano que vem aqui. Porque vai parecer dinheiro, dinheiro privado, investimento externo. Nós temos que aproveitar a oportunidade da transição energética de tornar esse país a maior potência de produção de energia renovável do planeta terra", disse Lula.
Leia também: