Lula recebe governador de Alagoas e prefeito de Maceió para debater colapso de mina
Audiência foi convocada após parte da mina se romper num trecho da Lagoa Mundaú; solo continua afundando
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na manhã desta 3ª feira (12.dez), o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), para debater o colapso da mina 18 da Braskem, no bairro Mutange. O encontro foi solicitado por Caldas após parte da mina se romper num trecho da Lagoa Mundaú.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na audiência, também estarão presentes o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Fernando Farias (MDB-AL) e Rodrigo Cunha (União Brasil-AL), e os ministros dos Transportes, Renan Filho e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A reunião será realizada em Brasília, a partir das 9h30.
Segundo Caldas, um dos temas que deverá ser abordado na audiência é o déficit habitacional de aproximadamente 40 mil pessoas em Maceió, ampliado pelo possível colapso da mina da petroquímica no bairro Mutange. Desde o começo do afundamento do solo, em 2018, cerca de 60 mil pessoas precisaram ser realocadas na cidade.
"Uma parte de Maceió está enfrentando um grave problema ambiental e humano. Necessitamos de toda a ajuda possível para superar este momento e ajudar as pessoas que precisam de auxílio", disse Caldas.
+ Em 24 horas, mina em Maceió afunda mais 5,7 cm
O caso também deve ser debatido no Congresso, com a instalação de um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, programada para esta 3ª feira. A intenção é investigar a atuação da petroquímica em Maceió, que, ao perfurar o subsolo da cidade para extração de sal-gema, deixou bairros inteiros sob risco de desabamento.