Lula e presidente do Governo da Espanha conversam sobre acordo Mercosul-União Europeia
Presidentes se falaram por telefone; petista convidou Pedro Sánchez para uma visita ao Brasil
Guilherme Resck
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta 6ª feira (3.nov), com presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, durante cerca de 30 minutos. Segundo o Planalto, a conversa abordou principalmente "a necessidade de acelerar a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na próxima semana, diz o comunicado, uma nova rodada de negociações sobre o acordo deverá ser realizada. No diálogo ao telefone, Lula e Pedro Sánchez concordaram que a presidência simultânea do Brasil no Mercosul e da Espanha no Conselho Europeu representa uma oportunidade para que o acordo comercial seja concluído.
"O presidente Lula recordou que as negociações já levam 22 anos e voltou a criticar as exigências adicionais colocadas pela União Europeia na área ambiental. Ressaltou, nesse sentido, os avanços em prática no país para a transição energética - 80% da matriz energética brasileira é limpa - e que o Brasil tem enfrentado graves efeitos das mudanças climáticas, como a atual seca na Amazônia", complementa o Planalto.
Ainda conforme o comunicado, nesse sentido, o presidente brasileiro lembrou que o Brasil deverá levar à COP28, que será realizada em Dubai -- nos Emirados Árabes Unidos -- e terá início em 30 de novembro --, uma proposta comum com os outros países com grandes reservas florestais tropicais.
"Lula reafirmou também a posição de restringir, no acordo, o acesso a compras governamentais, particularmente em função da necessidade de reindustrialização do Brasil e demais países do bloco sul-americano. Frisou ainda que o Congresso brasileiro acaba de aprovar o ingresso da Bolívia no Mercosul", diz o Planalto.
Pedro Sánchez demonstrou concordância com a necessidade de acelerar a conclusão do acordo comercial e que este deve se basear numa relação de confiança mútua. "Salientou, nesse sentido, a disposição demonstrada pela Comissão Europeia e se predispôs a manter novas conversas em alto nível com vistas a concluir o acordo com brevidade".
Também durante a conversa, Lula convidou o presidente do Governo da Espanha para uma visita ao Brasil, e Pedro Sánchez disse que tem interesse em realizar ainda em 2023.