Padre Julio Lancellotti recebe condecoração de Lula
Homenagem, entregue neste domingo por ministros, foi pela dedicação ao povo de rua de São Paulo
O padre Julio Lancellotti recebeu neste domingo (24.set) uma homenagem do Governo Federal pela dedicação ao povo de rua. A Medalha da Ordem do Mérito, no grau Grã-Cruz, é concedida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país e aos brasileiros na área da Justiça e Segurança Pública.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O evento aconteceu na capela da Universidade São Judas, no bairro da Mooca, na zona leste da capital paulista. Entre os presentes, além dos fiéis, estavam o cardeal Dom Odilo Scherer e os ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. De acordo com o ministro da Justiça, o trabalho do pároco é inspirador. "Ele pratica atos de justiça e misericórdia. É uma inspiração para as pessoas todas", afirmou Dino.
Grato pic.twitter.com/itAqrsbwGj
? JULIO LANCELLOTTI (@pejulio) September 24, 2023
Há 40 anos, padre Julio é conhecido por lutar pelos direitos das crianças e dos necessitados. Após receber a homenagem, fez questão de compartilhar a honraria com uma pessoa em situação de rua que estava na cerimônia. "Esse é um reconhecimento para a população de rua, por uma luta. Não é uma coisa pessoal, mas uma luta coletiva dessa população que sofre tanto", ponderou.
Paulistano, o sacerdote tem 74 anos, é pedagogo, escritor e coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo. O pároco é até nome de lei: a Lei Padre Julio Lancellotti, que proíbe a instalação ou construção de arquitetura hostil em espaços públicos, como pedras e espetos pontiagudos, cercas elétricas, pavimentação irregular, arame farpado e cacos de vidro.
Isso porque quando a capital paulista instalou blocos de paralelepípedos embaixo do viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, em 2022, para impedir a permanência da população em situação de rua, o sacerdote repudiou a ação e foi ao local, retirando algumas das pedras com uma marreta. A ação fez com que a prefeitura retirasse totalmente os blocos de paralelepípedos do local.
Em agosto deste ano, Padre Julio foi ameaçado por meio de um bilhete entregue na Paróquia São Miguel Arcanjo. Na mensagem, há ofensas ao padre e um trecho dizendo que "seu reinado vai acabar". O autor da mensagem foi identificado pela polícia e confessou o crime. Ele é investigado por injúria e ameaça.