Chile: "dia de reafirmarmos a democracia", diz Lula sobre 11/9
Presidente brasileiro falou em seu Twitter sobre os 50 anos do golpe de Pinochet; ministros brasileiros estão no Chile
Emanuelle Menezes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em seu Twitter que esta 2ª feira (11.set), data que marca os 50 anos do golpe militar no Chile, é também um "dia de reafirmarmos a democracia como valor essencial para os seres humanos".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mais do que recordar os 50 anos do golpe militar no Chile e da morte do Salvador Allende, hoje é dia de reafirmarmos a democracia como valor essencial para os seres humanos. Que sem ela desaparece aquilo que nos faz humanos.
? Lula (@LulaOficial) September 11, 2023
O golpe comandado por Pinochet mergulhou o país numa?
Em 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas chilenas, lideradas pelo general Augusto Pinochet, depuseram o governo socialista e democrático de Salvador Allende, lançando o país em um período sombrio de ditadura que duraria quase 20 anos.
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, e Flavio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, estão no país representando o Brasil durante os eventos que marcam a data. A expectativa é de que eles admitam, 50 anos depois, a ajuda do governo brasileiro no golpe dado por Pinochet.
Leia a íntegra da publicação de Lula no Twitter:
Mais do que recordar os 50 anos do golpe militar no Chile e da morte do Salvador Allende, hoje é dia de reafirmarmos a democracia como valor essencial para os seres humanos. Que sem ela desaparece aquilo que nos faz humanos.
O golpe comandado por Pinochet mergulhou o país numa ditadura de 17 anos de tortura e morte. Allende foi sua primeira vítima, pelo "crime" de tentar fazer do Chile um país mais desenvolvido e mais justo.
Restaurada a democracia, no Chile, Brasil, Argentina, Uruguai e em todos os países sufocados pelo autoritarismo, nossos povos voltaram a respirar. Como disse Allende, em seu último discurso, no palácio de La Moneda: "A história é nossa, e os povos a fazem."
Hoje é dia de celebrar a democracia, homenagear Allende e repudiar qualquer tentativa de golpe ? no Chile, no Brasil, na América do Sul, no mundo. E juntos fazermos a nossa história. Uma história de liberdade, de combate à fome e de luta contra todas as formas de desigualdade.
Um abraço fraterno ao povo chileno.