Lula condecora padre Julio Lancellotti com medalha da Ordem do Ministério da Justiça
Religioso ganhou notoriedade devido às ações em prol das pessoas em situação de rua
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou o padre Julio Lancellotti com a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A medida, destinada a personalidades que tenham prestado serviços relevantes à pasta, foi publicada no Diário Oficial da União desta 3ª feira (29.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Júlio Renato Lancellotti, de 74 anos, é um pedagogo e presbítero católico brasileiro, que atua na Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Paulo. O padre, que conta com 1,5 milhão de seguidores no Instagram, ganhou notoriedade devido às ações em prol de menores abandonados e, sobretudo, das pessoas em situação de rua.
Um dos casos mais repercutidos foi no ano passado, quando a capital paulista instalou blocos de paralelepípedos embaixo do viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida para impedir a permanência da população em situação de rua. Na época, Lancellotti repudiou a ação e foi ao local, retirando algumas das pedras com uma marreta.
Além de fazer com que a prefeitura retirasse totalmente os blocos de paralelepípedos do local, a ação resultou na criação da Lei Padre Julio Lancellotti. O texto proíbe a instalação ou construção de arquitetura hostil em espaços públicos, como pedras e espetos pontiagudos, cercas elétricas, pavimentação irregular, arame farpado e cacos de vidro.
+ Ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles vira réu por exportação ilegal de madeira
Lancellotti voltou a ser notícia no último domingo (26.ago), quando divulgou um bilhete com ameaça entregue na Paróquia São Miguel Arcanjo. Na mensagem, há ofensas ao padre e um trecho dizendo que "seu reinado vai acabar". O autor da mensagem foi identificado pela polícia e confessou o crime. Ele é investigado por injúria e ameaça.
Ordem do Mérito
A condecoração da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça foi criada em 2018, durante o governo de Michel Temer. Entre as personalidades que já receberam a medalha estão o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e os ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luiz Fux.