Lula chega à África do Sul para participar de reunião do Brics
Encontro discutirá possível ampliação do bloco e uso de moeda comum para transações comerciais
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, na manhã desta 2ª feira (21.ago), em Joanesburgo, na África do Sul, onde participará da 15ª cúpula de líderes dos países do Brics. Ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, o petista foi recebido com honrarias militares sul-africanas e por representantes de 11 etnias do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Presidente @lulaoficial e @janjalula são recebidos com honrarias militares na África do Sul e por representantes de 11 etnias do país, na chegada à cidade de Joanesburgo. pic.twitter.com/w4t8Dn2E4J
? Governo do Brasil (@govbr) August 21, 2023
Além de Lula, estarão presentes no evento os presidentes Cyril Ramaphosa, da África do Sul, e Xi Jinping, da China, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O líder russo, Vladimir Putin, também participará da reunião, mas de forma remota. Entre as principais pautas estão a expansão do grupo, a maior visibilidade de países africanos e a discussão sobre o uso de uma moeda comum para transações comerciais no bloco.
A viagem de Lula pelo continente africano ainda contará com visitas em outros dois países. Na 5ª feira (25.ago), o presidente embarca para a Angola, onde irá se reunir com o presidente João Lourenço. No local, o petista ainda participará de um seminário, onde irá falar de um projeto no vale do Cunene, e de um encontro com empresários brasileiros.
+ Empresários brasileiros buscam negócios em encontro dos Brics
No domingo (27.ago), Lula segue para São Tomé e Príncipe para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Segundo o Planalto, o encontro é importante para que os países de língua portuguesa estabeleçam apoio mútuo para outros organismos internacionais.