BNDES anuncia R$ 4,5 bi para microempreendedores na Amazônia
Anúncio aconteceu no seminário "Coalizão Verde" em Belém (PA)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram um parceria para destinar cerca de R$ 4,5 bilhões para pequenos negócios da região amazônica. De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o apoio é destinado a micro, pequenas e médias empresas, com faturamento anual até 300 milhões, de toda a região amazônica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Temos como ser uma referência histórica e atingir as metas do Acordo de Paris. Os bancos públicos representam 15% da economia mundial. São fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Vamos assinar a Coalizão Verde. São 18 bancos. É apenas o 1º passo", destacou Mercadante.
O anúncio foi feito nesta nesta 2ª feira (7.ago) em Belém (PA), no seminário "Coalizão Verde: Mobilizando Recursos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia".
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou do seminário. "A Amazônia tem espaço para a agricultura de base sustentável, turismo, extrativismo, para os povos indígenas, para a bioeconomia. Quando vejo os bancos de desenvolvimento unidos pela Amazônia, fico muito feliz", comemorou a ministra.
Nesta semana, Belém será palco para a Cúpula da Amazônia, que reúne presidentes de países que compartilham área da floresta. É um evento de preparação para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), evento marcado para ocorrer em novembro de 2025 na capital paraense.
A COP reúne líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas e o aquecimento global e é realizada anualmente. A última edição, a COP 27, ocorreu no Egito, em novembro do ano passado.