Lula troca comando do INSS e nomeia Alessandro Stefanutto para cargo
Procurador federal substituirá Glauco Wamburg, que ocupava a presidência de forma interina
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu trocar o comando do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em publicação no Diário Oficial da União desta 4ª feira (5.jul), o político anunciou a exoneração de Glauco Wamburg, que ocupava a presidência de forma interina, e a nomeação de Alessandro Antônio Stefanutto para o cargo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Stefanutto possui bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é mestre em sistemas de previdência social pela Universidade espanhola de Alcalá. Desde 2000 ocupava o cargo de procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e, em 2022, participou da equipe de transição do governo para assuntos da previdência.
+ Funai define regras para liberar benefícios do INSS a indígenas
Stefanutto também já ocupou o cargo de chefia da Procuradoria Federal Especializada do INSS e, em março deste ano, foi nomeado como diretor de Orçamento, Finanças e Logística do órgão. Agora, ele assume a presidência do INSS com o desafio de reduzir a fila de cerca de 1 milhão de brasileiros que aguardam perícias médicas.
Exoneração de Wamburg
A exoneração de Glauco Wamburg acontece pouco tempo após o jornal Metrópoles revelar gastos excessivos do então comandante do INSS com passagens e diárias para viagens. Segundo auxiliares do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), os eventuais conflitos entre Wamburg e a equipe também contribuíram para a demissão.