Segurança de Lula será feita pelo GSI e Polícia Federal, anunciam ministros
Gabinete de Segurança Institucional ficará responsável por comandar o trabalho
SBT News
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciaram nesta 4ª feira (28.jun) que o modelo e segurança do presidente Lula (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e de seus respectivos familiares será reformulado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme os ministros, será adotado um modelo híbrido, em que tanto o GSI como a Polícia Federal (PF) farão a segurança, mas esta voltará a ser comandada pelo Gabinete de Segurança Institucional. A decisão foi tomada por Lula. As autoridades protegidas poderão escolher não só militares, mas também policiais federais, civis e militares.
O anúncio foi feito, à imprensa, após os ministros participarem de uma reunião, no Palácio do Planalto, com o petista e o chefe do GSI, general Amaro. O novo modelo deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) na 6ª feira (30.jun), em portaria ou decreto.
Desde o início do mandato até agora, o trabalho vem sendo coordenado e exercido pela Polícia Federal. A Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República, que será extinta na 6ª feira, é chefiada pelo delegado da PF Alexsander Castro de Oliveira, que conquistou a confiança de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva, na campanha eleitoral, no ano passado.
Até agora, as atuais equipes que cuidam de Lula e de Janja ainda não foram avisadas se continuarão ou não com o casal após 6ª.
**Reportagem atualizada às 20h50