Lula chega na Itália para encontro com presidente e papa Francisco
Líder brasileiro viajou acompanhado da primeira-dama e foi recebido por autoridades e religiosos

Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, nesta 3ª feira (20.jun), em Roma, onde foi recebido por autoridades do clero e do Executivo italiano. Para dar início à agenda internacional, o líder se reúne ainda hoje com o professor Domenico de Masi, catedrático da Universidade La Sapienza e especialista em sociologia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na 4ª feira (21.jun), Lula tem encontros marcados com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Posteriormente, o petista irá se reunir com o papa Francisco, com quem deve conversar sobre a guerra na Ucrânia e possíveis medidas para alcançar a paz internacional.
ACONTECE AGORA| Bom dia, Brasil! Buon pomeriggio, Itália!
? Governo do Brasil (@govbr) June 20, 2023
Presidente @LulaOficial e @JanjaLula acabam de chegar a Roma para agendas entre Brasil e Itália ???? pic.twitter.com/RLeoSFFWZk
"Ele [o papa] está muito interessado em acabar com a guerra da Ucrânia e da Rússia. Eu também quero conversar com ele sobre essa questão da paz. E também quero conversar com ele sobre a questão da desigualdade", disse Lula.
A viagem do presidente à Europa continua até o fim da semana. Na 5ª feira (22.jun), ele embarca para Paris, na França, onde participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global. Na cidade luz, o petista ainda se encontrará com o presidente francês, Emmanuel Macron, para discutir o acordo Mercosul-União Europeia.
+ Lula afirma que desastres ambientais são "um aviso à humanidade"
A agenda de Lula se estende ainda à campanha Power Our Planet, promovida pelo vocalista e líder da banda Coldplay, Chris Martin. No evento, que será realizado em frente à Torre Eiffel, o líder brasileiro fará um discurso abordando a questão ambiental.