Lula se reúne com representantes de grandes marcas do varejo
Taxa de juros alta foi a principal queixa dos empresários
Débora Bergamasco
O presidente Lula recebeu, nesta 4ª feira (14.jun), no Palácio do Planalto, cerca de 30 representantes de grandes marcas do varejo. A taxa de juros alta foi a principal queixa que ouviu dos empresários.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao abrir a reunião, Lula pediu para que os varejistas fossem francos e destacou a importância do setor na geração de empregos. O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércios e Serviços resumiu o que o presidente ouviu do grupo:
"Primeiro a questão dos juros porque isso prejudica muito a atividade econômica. Ou ainda, prejudica o emprego. Porque, na realidade, o juros não está parado. O juros real está subindo há vários meses, porque na medida em que fica parada em 13,75% a Selic e a inflação tá caindo, o juro real está subindo no Brasil, sem nenhuma razão para isso porque não há demanda crescente, pelo contrário", disse Alckmin
Alckmin destacou ainda que o governo vai agir para garantir a concorrência entre o comércio nacional e o comércio eletrônico estrangeiro. "A importação de produtos sem pagar imposto chega a R$ 70 bilhões, quase chegou ano passado. Isso é quase 1% do PIB. E não prejudica só o comércio instalado, prejudica a indústria também, indústria brasileira", afirmou o vice-presidente.
Leia também: