Lula vai anunciar em maio programa de reforma agrária, diz Paulo Teixeira
Ministro criticou presidente do Banco Central e criação de CPI para investigar ações do MST
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse neste sábado (13.mai), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará neste mês um programa de reforma agrária. A afirmação foi feita durante discurso numa feira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O presidente Lula voltou e, agora no mês de maio, vai anunciar um programa de reforma agrária. A reforma agrária vai voltar para o Brasil, distribuir terra, recuperar terras que estejam improdutivas e destiná-las à reforma com crédito, com assistência técnica e com a formação de cooperativas e agroindústria", pontuou Paulo Teixeira.
Ainda no discurso, ele criticou a criação, pela Câmara dos Deputados, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do MST. "Querem investigar o MST. Querem criar uma CPI para investigar o MST, mas acho que vão achar coisas interessantes. Vão ver que ali tem suco de uva que não tem trabalho escravo. Vão encontrar produtos que não têm agrotóxico. Vão encontrar soja não transgênica", falou o ministro.
Na sequência, ele criticou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, por causa do atual patamar da taxa básica de juros, a Selic, que é de 13,75% ao ano: "Mas se quiserem descobrir um homem que está criando uma balbúrdia neste país, uma baderna neste país, eles vão achar o Roberto Campos Neto, que está fazendo o maior juros da face da Terra e levando muitos brasileiros à extrema-pobreza e à miséria".
É por isso, segundo Teixeira, "que o MST, cada dia mais, será muito importante para diminuir a desigualdade social no Brasil, para incluir o povo na terra, para produzir comida num país que perdeu terra para produção de alimentos".
Veja também: