Ao vivo: Lula lança programa "Escolas de Tempo Integral"
Iniciativa será aplicada na rede pública que vai ampliar oferta de vagas
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, nesta 6ª feira (12.mai), o programa "Escola em Tempo Integral" em um evento no Ceará. O principal objetivo é ampliar o número de vagas nas escolas que oferecem a modalidade em todo o país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o Palácio do Planalto, o programa vai receber R$ 4 bilhões de reais em investimentos. O número de novas matrículas deve passar de 1 milhão de estudantes.
"O Programa Escolas de Tempo Integral busca viabilizar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), onde está estabelecida a oferta de "educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica". O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021", diz o informe do governo.
Por fim, "o programa implementará estratégias de assistência técnica junto às redes de ensino para a adoção do tempo integral, com o olhar para a redução das desigualdades. Estão previstas ações para formação de educadores, orientações curriculares, fomento a projetos inovadores, estímulo a arranjos intersetoriais para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura, além da criação de indicadores de avaliação e sistema de avaliação continuada", conclui a nota.