Zé Gotinha anima público antes de evento no Palácio do Planalto
Governo federal retoma o programa "Brasil Sorridente"; Lula sanciona lei nesta 2ª
Guilherme Resck
A ida de Zé Gotinha -- símbolo da vacinação no Brasil -- à cerimônia de assinatura do Projeto de Lei (PL) que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde foi celebrada por outras pessoas que compareceram ao Planalto para acompanhar o evento. Quando ele chegou ao Salão Oeste, onde será realizada a solenidade, nesta 2ª feira (8.mai), os presentes entoaram: "O Zé Gotinha voltou".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O mascote dançou enquanto o canto era entoado. Ele segurava uma representação da arcada dentária numa mão e uma escova de dente na outra, em alusão à assinatura do PL. Após a recepção animada de Zé Gotinha, pessoas, incluindo o senador Humberto Costa (PT-PE), tiraram fotos com ele, também antes do início do evento.
Zé Gotinha foi criado pelo artista plástico Darlan Rosa. O carisma do personagem foi um sucesso. Darlan percorreu as regiões do país em oficinas em que ensinava como desenhar o Zé Gotinha e conversava com os profissionais aplicadores de imunizantes. "Os profissionais que trabalharam comigo compraram a ideia e pediram ao Ministério da Saúde que o personagem estivesse nas campanhas, pois, nesse momento, já era algo que as pessoas conheciam e as crianças gostavam", descreve o artista plástico ao site do Ministério da Saúde.
Evento
Com a sanção do Projeto de Lei pelo presidente Lula (PT) hoje, diz o governo, a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros garantido por lei. "O ato reconhece a importância do acesso ao atendimento odontológico no SUS e reforça o compromisso do Governo Federal com o cuidado integral da população brasileira", complementa o comunicado. Participará da cerimônia também a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Leia também
+ Ao vivo: Lula assina decreto que recria o Brasil Sorridente
+ Atos golpistas: Supremo começa a julgar outras 250 denúncias
+ Barco turístico naufraga na Índia e deixa 22 mortos
+ Acusados pelos assassinatos de Bruno e Dom devem ser ouvidos nesta 2ª