Programa Mais Médicos alcança 99% de adesão dos municípios
Mais de 6,1 mil vagas foram preenchidas; Sudeste e Nordeste lideram ranking de ofertas
O programa Mais Médicos alcançou, no 28º ciclo, a adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. O chamamento ofertou 6.252 vagas em 2.074 cidades, incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal. Destas, 6.169 foram indicadas pelos municípios para preenchimento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Ministério da Saúde, a destinação dos postos foi definida conforme critérios de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e dificuldade de provimento dos profissionais. Neste cenário, 47% das vagas estavam destinadas às regiões de alta vulnerabilidade ou extrema pobreza.
A região Sudeste liderou o ranking de maior número de vagas, concentrando 1.834 das ofertas. Em seguida, estão o Norte, com 1.507 vagas, o Nordeste, com 1.325, o Sul, com 1.107, e o Centro-Oeste, com 396.
+ Lula assinará MP para salário mínimo de R$ 1.320 até 1º de maio, diz ministro
Dos municípios contemplados, apenas 31 não renovaram a adesão, enquanto 15 escolheram pelo quantitativo parcial de vagas estabelecidas. Com isso, 83 vagas ficaram sem preenchimento, podendo ser destinadas para novas regiões. Na próxima fase, o edital focará na seleção de profissionais formados no Brasil.