Publicidade
Governo

Governo reconhece festas juninas como manifestação da cultura nacional

Evento se tornou ícone entre os estados e movimenta bilhões por ano

Imagem da noticia Governo reconhece festas juninas como manifestação da cultura nacional
Trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial, as festas em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João, são realizadas no mês de junho |
• Atualizado em
Publicidade

O governo federal reconheceu as festas juninas, ou festas de São João, como manifestação de cultura nacional. A iniciativa, aprovada pelo plenário do Senado Federal no fim de março deste ano, foi assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) e publicada no Diário Oficial desta 4ª feira (26.abr).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial, as festas em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João, realizadas no mês de junho, tornaram-se ícones da cultura nordestina. O evento, que ocorre em todo o país, inclui a produção de comidas típicas, tradições religiosas e dança, sobretudo no ritmo do forró.

Ao apresentar o projeto de lei, o então senador Prisco Bezerra argumentou que as festas juninas mobilizam pessoas de todas as idades e regiões, sendo adaptada para a cultura de cada estado. "Sua realização no Sul do país é diferente da que ocorre na região amazônica, não obstante a inegável presença de elementos comuns", disse.

+ Turismo fatura R$ 19,4 bilhões em janeiro e registra melhor índice desde 2015

As festas juninas também são um importante aquecedor da economia nacional. No ano passado, por exemplo, foram movimentados cerca de R$ 2 bilhões durante a realização do evento, com 151 festas do Norte ao Sul do Brasil. Somente na Bahia, os famosos arraiais receberam 1,5 milhão de pessoas. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade