Inep muda datas do cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2023
Disponibilização do Sistema Educacenso para declaração de dados ocorrerá em 31 de maio
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palácios, alterou datas do cronograma da edição deste ano do Censo Escolar da Educação Básica - a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida foi publicada nesta 2ª feira (6.fev) no Diário Oficial da União (DOU). Conforme o novo cronograma, a disponibilização do Sistema Educacenso para declaração de dados ocorrerá em 31 de maio, e a coleta de informações da Matrícula Inicial, compreendendo os processos de digitação e exportação, será feita do último dia de maio a 31 de julho de 2023. Antes, a abertura do sistema estava marcada para 24.mai, e a coleta seria feita da data até 31.jul.
Entre os dias alterados também, estão, por exemplo, o para envio dos dados preliminares ao Ministério da Educação para publicação no Diário Oficial da União (agora em 23 de agosto deste ano); e o para envio ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dos dados finais homologados do Censo Escolar da Educação Básica 2023, para o cálculo dos coeficientes de distribuição do Fundeb (agora em 10 de dezembro).
O novo cronograma mostra ainda que a preparação dos dados finais do Censo para divulgação será feita de 11 de dezembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024; antes, ocorreria de 11/12/2023 a 26/01/2024. Confira todas as alterações clicando aqui.
Veja também: