Economista Luciana Servo será a nova presidente do Ipea
Ela é servidora do órgão desde 1998 e vinha trabalhando em projetos focados na saúde
Guilherme Resck
A economista Luciana Mendes Santos Servo será a nova presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O anúncio foi feito, nesta 6ª feira (20.jan), pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Luciana possui graduação em economia pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em economia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado na área pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Será a primeira mulher negra a comandar o Ipea desde a criação do órgão, em 1964, e terceira mulher; antes, vieram Aspásia Camargo (1993 a 1995) e Vanessa Petrelli Corrêa (interina, em 2012).
Ela é servidora do Ipea desde 1998 e vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como Avaliação de políticas de saúde, Prioriza SUS, Contas SHA para o Brasil e Conta Satélite de Saúde. Luciana é ainda coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), de um estudo sobre a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida no contexto da pandemia de Covid-19 e de um trabalho sobre o gasto dos municípios em atenção primária à saúde no Brasil.
As atividades de pesquisa do Ipea, de acordo com o órgão, "fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros".
Veja também: