Ministro das Cidades diz querer retomar programa Minha Casa Minha Vida
Iniciativa acontece devido ao aumento do déficit habitacional durante a pandemia
Camila Stucaluc
O novo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, afirmou que pretende retomar o programa de moradia Minha Casa Minha Vida. A declaração foi dada durante cerimônia de transição de cargo, realizada na 3ª feira (3.jan), onde o político ressaltou a urgência da reformulação do programa em meio à crise habitacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Precisamos retomar obras paralisadas. A minha marca será a das reconquistas na área social e nela tem destaque mais que especial o Minha Casa Minha Vida. Durante a pandemia, mais de 1 milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo. Segundo a PNAD, há um déficit de 5,9 milhões de unidades habitacionais", disse.
Segundo Jader Filho, a ideia é resolver rapidamente os possíveis entraves para que os imóveis sejam entregues ainda no primeiro semestre. No total, são previstos R$ 10 milhões em investimento no Minha Casa Minha Vida neste ano.
+ Ministério dos Transportes buscará aumentar malha ferroviária, diz Renan Filho
O novo ministro disse que também quer investir no saneamento básico, sem limitar a atuação da iniciativa privada. Ele comentou ainda sobre a criação da Secretaria Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, que "estará de portas abertas para movimentos sociais". "Isso é um compromisso meu com vocês", disse.