Ao vivo: Silvio Almeida é o novo ministro dos Direitos Humanos
Advogado e professor, ele integrou o GT da área durante transição

SBT News
Silvio Almeida assume, nesta 3ª feira (3.jan), o Ministério dos Direitos Humanos. Ele tem 46 anos, é advogado, professor e ativista na defesa dos direitos raciais e das políticas em favor da diversidade no Brasil.
Biografia
Doutor em Direito pela USP, mestre em Direito Político e Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em Direito pela mesma instituição. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Concluiu o pós-doutoramento também pela Faculdade de Direito da USP.
Com forte atuação na área acadêmica, desenvolveu estudos nas áreas da filosofia e da escrita. Autor de "Racismo Estrutural" (2019), seu livro mais famoso, foi professor de Filosofia do Direito e Introdução do Estudo do Direito, atuando como docente até a atualidade.
Seus temas de interesse são majoritariamente associados ao direito, à política e a questões raciais. Possui atuação tanto no âmbito nacional quanto no internacional, tendo lecionado como professor visitante em Nova Iorque, e, tempos depois, no Condado de Durham. É presidente do Instituto Luiz Gama, instituição que trabalha com Direitos Humanos, tema que também está presente em suas obras. Em 2020, ingressou no cargo de colunista do jornal Folha de São Paulo.
Sua nomeação indica o ingresso na vida política, ocupando, pela primeira vez, um cargo político.
* Biografia fornecida pelo gabinete de transição do governo Lula, elaborada por FSB