Publicidade
Governo

Luiz Inácio Lula da Silva é empossado 39º presidente do Brasil

Geraldo Alckmin tomou posse como 26º vice-presidente

Imagem da noticia Luiz Inácio Lula da Silva é empossado 39º presidente do Brasil
Lula ao lado de Pacheco em sessão na Câmara (Reprodução/YouTube)
• Atualizado em
Publicidade

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) foram empossados, exatamente às 15h06 deste domingo (1º.jan), 39º presidente da República do Brasil e 26º vice-presidente, respectivamente. A cerimônia ocorreu no Congresso.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Lula e Alckmin chegaram ao local por volta de 14h40, após desfile com o Rolls-Royce presidencial. Na chegada, apoiadores entoaram "Lula guerreiro do povo brasileiro". Na entrada do Congresso, o petista e o integrante do PSB cumprimentaram os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A sessão solene de posse presidencial foi aberta às 14h55. À mesa do plenário da Câmara, se sentaram Lula, Alckmin, Pacheco, Lira, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o primeiro-secretário da mesa do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE). Quando Lula chegava à mesa, presentes no plenário entoaram "olê, olê, olá, Lula, Lula". Houve aplausos também.

No início da sessão, foi feito um minuto de silêncio, como homenagem póstuma ao Rei do Futebol, Pelé, e ao papa emérito Bento XVI, que faleceram na última semana. Após a homenagem, o Hino Nacional brasileiro foi executado pela banda dos fuzileiros navais. Lula prestou o compromisso constitucional às 15h05. Foi aplaudido ao final. Neste momento também, novamente, pessoas entoaram  "olê, olê, olá, Lula, Lula".

Alckmin prestou o compromisso constitucional às 15h06. Foi aplaudido quando terminou. Pacheco declarou os dois políticos empossados na sequência. Depois, Bivar leu o termo de posse, e Lula quebrou o protocolo para contar uma história. Segundo ele, em 1989,estava fazendo "um grande comisso" no Piauí e, posteriormente, fez uma caminhada à Igreja São Benedito e, ao final, "um cidadão" lhe entregou uma caneta para que assinasse com ela se ganhasse a eleição presidencial de 1989. Lula só veio a ganhar em 2002.

"Em 2002 eu ganhei as eleições e quando eu cheguei aqui, eu tinha esquecido a caneta e assinei", relembrou. Dessa forma, assinou com outra. Em 2006, quando voltou a ganhar, assinou com uma do Senado. Mas, neste ano, levou a caneta dada pelo cidadão. "E essa caneta aqui, Wellington [Dias, ex-governador piauiense], é uma homenagem ao povo do Piauí", pontuou. Assim, a usou para assinar o termo de posse.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade