Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na posse de Lula
Segurança no evento é uma das grandes preocupações do governo eleito
O Ministério da Justiça e da Segurança Pública autorizou a atuação da Força Nacional em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para o próximo domingo (1º.jan). A medida, publicada no Diário Oficial da União desta 4ª feira (28.dez), contempla as atividades de escolta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o decreto, a decisão faz parte da Operação Posse Presidencial 2023, em caráter episódico e planejado, que foi iniciada no dia 27 de dezembro e seguirá até o dia 2 de janeiro. "A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública", diz o texto.
A segurança durante a posse de Lula é uma das grandes preocupações do governo eleito. Isso porque, na última semana, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso após colocar uma bomba em um caminhão que transportava combustível próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. Ele é acusado de instalar o dispositivo e tentar praticar um atentado na cidade.
+ Polícia investiga nova suspeita de bomba em Brasília
Em meio ao cenário, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal disse que vem coordenando ações integradas de intensificação de policiamento para prevenir ameaças. No geral, espera-se que 150 mil pessoas cheguem ao aeroporto de Brasília para a posse do petista, além de dezenas de chefes de Estado e representantes diplomáticos.