Conheça os escolhidos para ser assessor ou assistente de Bolsonaro em 2023
Governo Federal nomeou oito pessoas; portarias foram publicadas nesta 3ª feira (27.dez)
Por meio de portarias publicadas nesta 3ª feira (27.dez) no Diário Oficial da União (DOU), o Governo Federal nomeou oito pessoas para exercerem o cargo de assessor ou assistente de Jair Bolsonaro (PL) quando ele se tornar ex-presidente da República, em 1º de janeiro de 2023.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Seis nomeações foram feitas pelo secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Mario Fernandes, e duas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).
Entre os nomes, estão Estácio Leite da Silva Filho, João Henrique Nascimento de Freitas, Jossandro da Silva, Marcelo Costa Câmara, Max Guilherme Machado de Moura, Osmar Crivelatti, Ricardo Dias dos Santos e Sérgio Rocha Cordeiro.
Veja o perfil de cada um deles e qual cargo vão ocupar a partir de 1º de janeiro:
Estácio Leite da Silva Filho - É segundo sargento do Exército Brasileiro. Exercerá o cargo de assistente técnico de ex-presidente da República.
João Henrique Nascimento de Freitas - É advogado, presidente da Comissão de Anistia (desde março de 2019) e assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República (desde maio de 2021), além de substituto eventual do chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República (desde maio de 2021). Possui bacharelado em direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), pós-graduação em administração pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em direito militar pela Universidade Gama Filho. Em sua trajetória, tem atuações ainda como assessor jurídico da Alerj (2005-12) e assessor especial do vice-presidente da República (2019-20), ente outras atribuições. Exercerá o cargo de assessor especial de ex-presidente da República, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Jossandro da Silva - É segundo tenente do Exército Brasileiro. Exercerá o cargo de assistente técnico de ex-presidente da República, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Marcelo Costa Câmara - É assessor especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República, além de coronel do Exército Brasileiro. Foi diretor da Gráfica do Exército. Exercerá o cargo de assessor de ex-presidente da República, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Max Guilherme Machado de Moura - É primeiro sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ). Nasceu em 6 de janeiro de 1971, na capital fluminense. Concorreu a deputado federal pelo estado em 2022, filiado ao PL, e se tornou suplente, tendo recebido 9.489 votos. Possui Ensino Médio completo. Em sua trajetória, tem atuação ainda como assessor especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República. Exercerá o cargo de assessor de ex-presidente da República.
Osmar Crivelatti - É segundo tenente do Exército Brasileiro. Atuou como adjunto de comando do Exército (2015-19). Exercerá o cargo de assistente de ex-presidente da República.
Ricardo Dias dos Santos - É suboficial da Marinha do Brasil. Exercerá o cargo de assistente de ex-presidente da República, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Sérgio Rocha Cordeiro - É assessor especial do presidente da República desde janeiro de 2019, além de adjunto de acompanhamento doutrinário e lições aprendidas no Comando de Operações Terrestres (Coter), desde novembro de 2014. Possui graduação em web designer e programação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e pós-graduação em inteligência de segurança pela mesma instituição de ensino. Em sua trajetória, tem atuações ainda como segurança pessoal do embaixador do Brasil em Bogotá, na Colômbia (2007-08), assessor parlamentar do deputado federal Jair Bolsonaro (2018) e capitão do Exército (1982-2019), entre outras atribuições. Exercerá o cargo de assessor especial de ex-presidente da República, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República.