Transição propõe redesenho do bolsa família e recriação do Consea
Auxílio para órfãos também está entre as prioridades do próximo governo para a área de fome
O Grupo Técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da transição do governo Lula sugeriu que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão que cria estratégias para combater a fome e que foi extinto pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), seja recriado nos 100 primeiros dias da próxima gestão. O SBT News teve acesso ao relatório final do GT, que foi entregue ao vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSD), na última 2ª feira (16.nov).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Outra prioridade do GT é que, nos três primeiros meses de governo, o Bolsa Família seja redesenhado e que ações imediatas para o combate à fome sejam realizadas, incluindo a garantia dos R$ 600 do benefício e o reforço das verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O relatório também recomenda a criação de um auxílio pra crianças que perderam os responsáveis na pandemia do coronavírus. O programa "Órfãos da Covid" quer criar um "benefício continuado" para atender essa população.
O grupo também sugeriu que a criação de um protocolo de atuação conjunta dos órgãos de assistência social para regularizar a fila do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a criação do programa "Brasil Protege" para "grupos populacionais em situação de rua, trabalho infantil, orfandade, migração".