Publicidade
Governo

Lula confirma Múcio na Defesa e novo ministro anuncia comandantes

Após sete anos, pasta volta a ser comandando por um civil

Imagem da noticia Lula confirma Múcio na Defesa e novo ministro anuncia comandantes
Lula anuncia comando das Forças Armadas e confirma Múcio na Defesa
• Atualizado em
Publicidade

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou o nome do ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, como ministro da Defesa a partir de janeiro. Ainda nesta 6ª feira (9.dez), depois do jogo da seleção brasileira, o novo chefe da pasta também se reunirá com os indicados para comandantes das Forças Armadas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para o comando do Exército, o escolhido deve ser o general Júlio César de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção e o mais antigo da tropa. Na Marinha, como antecipou o SBT News, em novembro, o comandante seria o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual responsável pelo comando de Operações Navais. Ele é o segundo mais antigo. O almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, que é o mais antigo, deve assumir o comando do Estado-maior das Forças Armadas.

Com as escolhas, Lula dá uma sinalização de que não quer confronto com os militares, muito vinculados com o atual presidente Jair Bolsonaro. As confirmações também devem minimizar a tentativa de Bolsonaro de constranger o futuro presidente já que Bolsonaro pressiona os atuais comandantes das Forças Armadas para que eles deixem os cargos antes de primeiro de janeiro ? o que seria símbolo de uma insubordinação.

Os comandantes da Marinha e da FAB já indicaram que iriam atender o apelo de Bolsonaro e devem deixar os cargos até 23 de dezembro. O comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, resiste a essa ideia e deve seguir no cargo até o início do mandato do petista. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade