Publicidade
Governo

Ministro das Comunicações apresenta avanços nas telecomunicações com 5G

Em cerimônia no Planalto, Fábio Faria fez balanço de ações da pasta durante a sua gestão

Imagem da noticia Ministro das Comunicações apresenta avanços nas telecomunicações com 5G
Ministro das Comunicações apresenta avanços nas telecomunicações com 5G
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério das Comunicações (MCom) apresentou, nesta 4ª feira (7.dez), um balanço das ações da pasta nos dois anos e meio de gestão do ministro Fábio Faria. Na cerimônia "5G Brasil -- o legado de um país conectado", no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), também foi assinado o primeiro contrato realizado em 22 anos com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Hoje nós temos no Brasil o 5G funcionando em 27 capitais. A cada ano que passar, nós teremos um sinal melhor e em mais lugares. No ano que vem vamos começar com as cidades com mais de 500 mil habitantes", disse Faria. "Estamos entregando legado, futuro, a garantia de que nós não veremos nenhum irmão nosso brasileiro sem internet em casa. Isso só foi possível porque foram várias mãos", ressaltou. 

Na sequência, o ministro entregou prêmios para pessoas que contribuíram com os trabalhos da pasta em relação à implementação do 5G. Entre elas, estão o ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil; o ministro Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública; Célio Faria Junior, Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República; e Carlos Manoel Baigorri, atual presidente da Analtel. 

Wi-Fi Brasil

O ministro das Comunicações também anunciou novos pontos do Programa Wi-Fi Brasil, iniciativa que promete levar inclusão digital a estudantes da rede pública do país. Uma das ações prevê a distribuição de chips com pacotes de dados para crianças em idade escolar. Inicialmente, segundo a pasta, serão entregues 10 mil chips, mas há a expectativa de que até 700 mil estudantes sejam beneficiados. 

Outros objetivos do programa incluem:

1. a promoção da inclusão digital, por meio do fornecimento de conexão à internet em banda larga, inclusive naquelas localidades onde inexista oferta adequada de conexão à Internet;
2. o apoio a comunidades em estado de vulnerabilidade social, localizadas em áreas rurais, remotas e nas periferias urbanas, oferecendo acesso a serviços de conexão à internet, promovendo a inclusão digital e social e incentivando as ações de governo eletrônico;
3. a ampliação do provimento de acesso à internet em banda larga para instituições públicas, com prioridade para regiões remotas e de fronteira;
4. o apoio a órgãos governamentais em ações de governo eletrônico; e
5. a contribuição para a ampliação do acesso à internet em consonância com outros programas de governo

Chegada do 5G no Brasil 

Com velocidade média de transmissão dez vezes mais rápida que a oferecida pela rede 4G, a tecnologia 5G entrou em funcionamento no Brasil oficialmente no dia 6 de maio de 2022. Brasília foi a primeira cidade a oferecer o sinal no país.

A nova geração tem velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. A tecnologia possibilitará a transmissão mais ágil de dados, além de permitir a conexão direta de objetos à rede de internet.

Outras vantagens da rede 5G estão na economia de bateria, o que amplia a vida útil dos aparelhos, e na maior cobertura, possibilitando que um maior número de dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade