Aloizio Mercadante diz que ministro da Defesa será um civil
Declaração foi dada durante entrevista no gabinete da transição no CCBB em Brasília
Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos temáticos do Gabinete de Transição, afirmou na manhã desta 6ª feira (18 nov.) que o futuro ministro da Defesa será um civil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante entrevista com jornalistas no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede da transição, em Brasília, Mercadante disse que o próximo governo irá apresentar um grupo representativo.
"Teremos uma bela surpresa para o começo da semana que vem]. Vamos ter um grupo muito representativo para esse diálogo com as Forças Armadas. Como o presidente Lula disse publicamente: o ministro da defesa será um civil", afirmou.
Na última 5ª feira (17.nov), o Mercadante havia dito que o gabinete de transição deve formalizar a instalação de um grupo técnico da Defesa, que deve ter a participação de oficiais das Forças Armadas, quando Lula voltar para o Brasil da COP27.
"Do GT de defesa, acho que vamos ter uma excelente composição, mas nós só vamos bater o martelo com o presidente. Como o presidente viajou e teve uma agenda muito pesada, com muita coisa acontecendo, nós vamos esperar, não faz diferença nenhuma (...) Pode ter algumas questões institucionais, o lugar das Forças Armadas, a relação com a Constituição, mas isso não é um papel do grupo de trabalho", disse.