Publicidade
Governo

Bolsonaro veta mudança de "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas"

Para o presidente não há interesse público na alteração

Imagem da noticia Bolsonaro veta mudança de "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas"
Bolsonaro veta PL que muda 'Dia do Índio' para 'Dia dos Povos Indígenas'
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a lei que mudaria o nome do "Dia do Índio" para "Dia dos Povos Indígenas". A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (2.mai). Para ele, não há interesse público na alteração.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A proposta da mudança, aprovada no Senado em 4 de maio desde ano, argumentava que "povos indígenas" seria uma forma mais respeitosa e adequada para se referir às comunidades originárias. O termo "índio" é considerado pejorativo. 

"A nossa intenção ao renomear o dia do ano destinado a, de forma simbólica, ressaltar não o valor do indivíduo estigmatizado "índio", mas sim o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira", argumentou, à época, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), autora do projeto e única parlamentar indígena no Congresso.  

No entanto, segundo Bolsonaro, o Poder Constituinte Originário adotou a expressão 'Dos Índios', "tratando-se de termo consagrado no ordenamento e na cultura pátrias, não havendo fundamentos robustos para sua revisão". 

A comemoração da data é sempre feita no dia 19 de abril. O texto vetado por Bolsonaro ainda poderá será analisado pelo Congresso. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade