Pacheco assumirá presidência do país interinamente
É a primeira vez que o senador ocupará o posto, em decorrência da viagem de Bolsonaro à Guiana
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumirá por algumas horas, à Presidência da República, nesta 6ª feira (6.mai). Terceiro na lista de sucessão ao Planalto, o senador comandará o Executivo em virtude das viagens do presidente Bolsonaro (PL), do vice Mourão (Republicanos) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). É a primeira vez que Pacheco exerce a função.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Jair Bolsonaro viajou para Georgetown, na Guiana. O mandatário se reunirá com o presidente do país, Mohamed Irlaan Ali. Na pauta, a discussão sobre acordos comerciais relativos ao petróleo e a fibra ótica.
Hamilton Mourão está em Montevidéu, no Uruguai, onde terá um encontro com a vice-presidente do país, Beatriz Argimón. O presidente da Câmara, Arthur Lira, viajou para Nova York, nos Estados Unidos.
Eleições
De acordo com a legislação brasileira, os sucessores naturais do mandatário também não poderiam assumir a presidência, pois disputarão as eleições deste ano. Mourão deve concorrer a uma vaga ao Senado e Arthur busca a reeleição.
A legislação eleitoral proíbe que os postulantes a cargos eletivos assumam, mesmo que interinamente, a Presidência nos seis meses anteriores ao pleito.