Butantan exporta vacina contra a gripe para o Uruguai e Nicarágua
No Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a influenza teve início na 2ª feira (4.abr)
SBT News
O Instituto Butantan vai exportar 925 mil doses da vacina contra a influenza para o Uruguai e a Nicarágua, ao longo de abril, segundo comunicado divulgado nesta 3ª feira (5.abr). A ação, diz o centro de pesquisa, é possível porque o Butantan foi contemplado de forma inédita por um edital de licitação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e, no início do ano passado, o imunizante foi incluído na lista daqueles pré-qualificados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dentre o total de doses, 225 mil foram enviadas para a Nicarágua nesta 3ª, e 700 mil vão para o Uruguai até o final deste mês. De acordo com o Butantan, a inclusão da vacina na lista da OMS é um reconhecimento de suas boas práticas "nos processos de farmacologia, estudos clínicos, regulação, produção e qualidade envolvidos na fabricação da vacina da influenza".
O centro de pesquisa ressalta possuir, atualmente, capacidade de produção de vacinas que supera a demanda do Ministério da Saúde, o que lhe permite colaborar com ministérios da saúde de outras nações. No Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início na 2ª feira (4.abr) e tem previsão para durar dois meses.
Até o momento, o Butantan enviou 33,8 milhões de doses para a pasta da saúde, dentre um total de 80 milhões que fornecerá ao governo até o final de abril. A substância é 100% nacional e trivalente, ou seja, possui os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, sendo este o responsável pelo surto de gripe no final 2021 e início deste ano. A entrega das doses para campanha brasileira foi antecipada.
Veja támbém: